terça-feira, 28 de outubro de 2008

A tal da 2ª entrevista

E aí gente... Fazia tempo que eu não postava nada, né? Mas hoje eu vou escrever sobre um assunto bem interessante (pelo menos para mim... hehe).Como algumas pessoas mais chegadas sabem, eu me inscrevi em um programa da Disney chamado HCP (Hospitality Certificate Program) e vou contar aqui como foi a tão esperada por todos “2ª Entrevista”.
Depois de ter enviado toda a documentação necessária, recebi um e-mail do STB dizendo assim:

Prezado Candidato,
Conforme informado previamente, você foi aprovado na primeira fase do processo seletivo para a turma com embarque em Janeiro de 2009 do Walt Disney World® Hospitality Certificate Program e, portanto, deverá participar da palestra e entrevista junto aos recrutadores da Disney, eventos os quais caracterizam a segunda etapa deste processo seletivo.
Abaixo, você encontrará dados da palestra:
Data: Segunda-feira, 27 de Outubro de 2008.
Horário: 08:30 horas.
Local: Hotel Renaissance.
Endereço: Alameda Santos, 2233.
Bairro: Cerqueira César.
Cidade: São Paulo.
Todos os candidatos deverão chegar pontualmente, atrasos não serão tolerados.
Atenção: Todos os candidatos devem seguir as regras de aparência exigidos pela Disney, conforme instruções abaixo:
Todos os candidatos deverão vestir:
Homens - calça social, camisa social e sapato social. Camisetas, jeans, bermudas, tênis, brincos e piercings não serão aceitos. Todos deverão estar barbeados.
Mulheres - calça ou saia social, camisa e sapato social. Camisetas, jeans, tênis, piercings e maquiagem carregada não serão aceitos.
Pedimos para que, por favor, confirme sua presença até as 18 horas de segunda-feira, dia 20 de Outubro de 2008, através do e-mail
academic@stb.com.br.
No e-mail de confirmação, informe seu nome completo, cidade e telefone para contato.
Em breve, você receberá uma ligação de seu orientador reconfirmando sua presença na palestra.
Nos vemos em breve.
Atenciosamente,

Disney Division.
STB - Student Travel Bureau.


Depois disso, já reservei o hotel, comprei as passagens e ônibus e São Paulo Here we go!!!
Saímos de Araçatuba no sábado 13:00 hs e chegamos em São Paulo por volta das 22:00. Fomos eu, minha irmã e um amigo nosso, porque já que ia estar em São Paulo, tinha que aproveitar um pouco pra me divertir também, motivo esse também o qual nós fomos dois dias antes. Ah, e aproveitei também pra realizar um outro sonho: conhecer o Bola de Neve Church.
Voltando ao assunto, quando deu a hora eu fui para o hotel onde seria a entrevista. Como eu já tinha pesquisado antes, era perto do hotel que eu estava (viva quem inventou o Google Maps e principalmente quem inventou o cartão azul...). Quando eu cheguei lá (em cima da hora), não estava encontrando a sala e fiquei preocupado, pois no e-mail dizia que atrasos não seriam tolerados. Só faltava eu chegar atrasado estando dentro do hotel na hora certa!! Rss..... Mas cheguei a tempo e deu tudo certo. Todos da equipe do STB eram muito simpáticos. Aí um rapaz avisou que a palestra já começaria e que quem daria seria uma brasileira, que já mora lá a bastante tempo, e ele disse também pra nós tomarmos cuidado com a pronúncia da palavra culture, porque a maioria tende a falar “quiutchãr” e o correto é “côutchãr” (não sei se dá pra entender essa minha “grafia da pronúncia”, só sei que na hora eu lembrei da Naty, minha ex-professora de inglês, que tinha me ensinado isso. Então elas chegaram, parecia o Roberto Justus entrando na sala do Aprendiz, com a diferença de que elas eram extremamente simpáticas. A brasileira se chamava Regina Maluta e a americana Danielle. Quando ela começou a palestra fiquei um pouco preocupado, porque ela falava rápido demais e no começo não entendi muita coisa. Mas depois acho que minha mente acostumou e eu entendi bastante. Ela explicou tudo como funciona o programa e passou alguns vídeos. Foi muito legal, mas quase não teve informações que eu não soubesse. Depois da palestra você sai de lá mais atiçado. Então depois que ela terminou, a equipe do STB distribuiu as senhas para a entrevista. Eu peguei às 14:00 hs, acho que era o último horário. Enquanto esperávamos, foi muito legal porque deu pra gente se conhecer, afinal acho que todo mundo ali estava compartilhando o mesmo sentimento. Foi muito bom mesmo, que pessoal legal!! Então veio uma moça perguntando os nossos horários e quando eu disse que era às 14:00, ela disse que provavelmente iria adiantar, porque como tinham poucas pessoas eles iam fazer tudo de uma vez só. Então descemos as escadas até a sala onde seria a entrevista. Lá embaixo parecia a sala onde os candidatos ficam esperando para se apresentar no Ídolos. Lá conheci mais um monte de gente legal e isso deixava todo mundo mais calmo. Não sei porque, mas eu não estava muito nervoso, só com aquela ansiedade natural. Eu caí com a Regina, a brasileira, que era a que eu preferia mesmo. Acabou ficando eu e mais 2 moças, fizemos bastante amizade mas eu não lembro o nome delas.... que vergonha.... Então as portas se abriram e a Regina veio até nós.... Ela perguntou em português mesmo se alguém preferia fazer sozinho ou se nós preferíamos fazer os três juntos. Adivinha o que nós respondemos? É claro que preferimos fazer os três. Então nós entramos na sala e o que eu vou dizer agora é super clichê, mas é verdade: eles deixam a gente muito a vontade, é mais um bate papo do que uma entrevista formal. Sei que vocês estão doidos pra saber quais perguntas ela fez, então vamos lá:
Ela perguntou se já tínhamos morado fora e como foi: A moça que estava do meu lado direito disse que sim, que ela tinha morado em Madri por 1 ano e contou um pouco da experiência dela. A outra disse que ela nunca morou fora do país, mas que ela morou bastante tempo no Amazonas, e eu disse que eu nunca morei fora. Então ela perguntou pra onde já tinha ido dentro do Brasil mesmo, e eu disse a ela os poucos lugares que eu já viajei, mas preferi dizer a verdade em tudo. Aí ela perguntou pras meninas se elas tinham companheiras de quarto onde elas moraram e se tinham algum problema e elas disseram que sim, dividiam o quarto e que não tinham problemas. Já pra mim ela perguntou o que eu achava que seria positivo e o que seria negativo em dividir o quarto com outras pessoas, e eu disse que seria interessante, porque conheceria gente diferente, outras culturas (sim, eu disse côutchãr) e diferentes modos de ser. Esqueci de dizer os negativos, então ela me perguntou, aí na lata eu já disse: O banheiro!!! Rsss.
Ela perguntou porque eu gostaria de trabalhar para a Disney, e eu respondi porque a Disney é a empresa de entretenimento mais reconhecida em todo o mundo, e isso seria ótimo para acrescentar em meu currículo e também para melhorar o meu inglês.
Depois ela perguntou sobre nossas experiências de trabalho, e eu contei que eu trabalho num hotel, no departamento financeiro, mas que já tinha passado também pela Recreação, Recepção e Reservas. Ela perguntou se eu fazia check-ins e check-outs nesse tempo que eu trabalhei na Recepção e eu disse que sim. Aí ela perguntou quanto tempo eu fiz isso, mas eu entendi que ela tinha perguntado quando tempo eu trabalhava no hotel, e eu disse 2 anos, aí ela fez uma cara de surpresa e disse que eu trabalhei bastante tempo nessa posição, aí eu entendi e me corrigi. Acho que não tem problemas quanto a isso. A moça que estava do meu lado esquerdo foi a que falou mais, ela disse que adorava trabalhar com crianças e que seria ser Character Performer, falou bastante sobre isso. Era legal que enquanto um falava, dava pra perceber que os outros dois torciam muito por ele. Teve uma hora em que uma das duas disse “quiutchãr” e me deu uma vontade de sei lá, ajudar por telepatia, mas não tinha como... Depois ela pediu pra gente falar sobre algum dos Seminars da UCF que nós preferíamos fazer e o motivo. Eu disse que um dos que eu escolheria seria o Guest Service Management, porque além da área de hospitalidade ele serviria para atendimento em qualquer tipo de empresa que eu trabalhasse. Depois ela perguntou se alguém tinha alguma pergunta ou se gostaria de falar mais alguma coisa sobre si, ou se tinha algum talento escondido. Eu falei pra ela que como eu já trabalho em hotel, lá eu gostaria de trabalhar nos parques, pra conhecer coisas diferentes, se eu passasse é claro. Parece que ela gostou de eu ter dito isso.
E por último, ela perguntou o que nós íamos fazer depois da entrevista, e eu respondi que ia descansar (mal sabia eu que não ia descansar coisa nenhuma...).
Bom, que eu me lembre foram essas as perguntas. Quando acabou, a moça do meu lado esquerdo deu a mão pra ela e um beijinho, aí eu fiquei pensando “Ai meu Deus, será que eu dou um beijinho também ou não, porque os americanos são famosos por não terem hábitos de cumprimentar tão calorosamente que nem os brasileiros, mas ela era brasileira no fundo (bem no fundo...... rs)”, então fui em frente e também dei um beijinho nela. Depois ela até fez um comentário, disse que fazia tempo que não a cumprimentavam com beijos, aí eu pensei de novo “Será que cagamos em tudo???” rsss.....
Se eu pudesse avaliar meu desempenho na entrevista, diria que eu fui 70%. Mas adorei a experiência e foi tudo muito bom, e a Regina era muito legal mesmo.
Agora é só esperar o resultado, que sai até sexta dia 07/11...

See you....
PS: Se você quiser postar algum comentário, é só fazer login com seu usuário e senha do orkut.

3 comentários:

Eloma disse...

Mto bom seu post, adorei!!!

Ai, dá uma sensação de alívio quando passa, né??

Agora é só esperar os resultados....

Boa sorte para nós!!!!

Xiofanna disse...

Peruco..... que lindo seu depoimento.... Espero que você consiga realizar seu sonho...Você mora dentro do meu coração;;;;
beijos

Unknown disse...

Ei.. suas respostas foram ótimas! E não se preocupe com o 'beijinho' no final.. como vc mesmo disse, ela é brasileira, e mesmo se não fosse.. isso está relacionado a diferença de 'culture' hehehe..
O mais importante é vc ter o 'Disney Look' que é do tipo clean, que vc já tem. E com certeza o fato de vc ter falado que trabalhou em um hotel, e ela enxergar que vc cresceu dentro da empresa, é que conta mais pontos ao seu favor... :)
Vou torcer por vc!! Me conte qdo vc tiver notícias.. bjoos!!!